451 MHz

de Quatro cinco um

Episodios

#43 - O indizível do horror

por Quatro cinco um

Autoras de um romance e de uma crônica que narram um estupro e as suas consequências na vida de duas mulheres, Tatiana Salem Levy e Paloma Franca Amorim conversam sobre as representações literárias da violência sexual.

#42 - Mais ideias para adiar o fim do mundo

por Quatro cinco um

Uma conversa de Paula Carvalho com o escritor Ailton Krenak sobre cultura e literatura indígena, escrita e tradição oral, meio ambiente, capitalismo e os ataques do governo brasileiro aos povos indígenas do país.

#41 - Bye, Contardo!

por Quatro cinco um

A psicanalista Maria Homem fala sobre luto, perda e a trajetória de Contardo Calligaris, seu companheiro de vida amorosa e intelectual, morto em março.

#40 - Vida de professor: Alfredo Bosi

por Quatro cinco um

Aluno e amigo do crítico literário Alfredo Bosi (1936-2021), o professor de literatura, poeta e editor Augusto Massi relembra a erudição, o humanismo, a militância e a presença em sala de aula de um intérprete do Brasil que marcou gerações de alunos e leitores.

#39 - Decifra-me ou te desenho

por Quatro cinco um

A cartunista Laerte repassa quatro décadas de carreira em conversa com a psicanalista Maria Rita Kehl, amiga e interlocutora desde os tempos da imprensa alternativa nos anos 70 até os livros infantis que publicam em parceria nos dias de hoje.

#38 - Ditadura nunca mais

por Quatro cinco um

Nos 57 anos do Golpe de 64, uma conversa com a jornalista Virginia Siqueira Starling, que escreve uma biografia da estilista Zuzu Angel, morta pela ditadura militar em 1976, e o historiador Lucas Pedretti, que pesquisa documentos do período autoritário.

#37 - Entrevista com os vampiros

por Quatro cinco um

De Drácula a Crepúsculo, há 200 anos os vampiros sugam a nossa atenção na literatura e no cinema. Paula Carvalho entrevista Lady Sybylla e Pedro Amaral. Participação especial de Claudia Raia

Em busca de Rubem Fonseca

por Quatro cinco um

Uma investigação sobre a influência de um ex-policial, cinéfilo, recluso e erudito, na literatura brasileira contemporânea. Um ano depois de sua morte, o 451 MHz começa a pagar a nossa dívida com José Rubem Fonseca.

451 MHz apresenta: Rubem Fonseca (trailer)

por Quatro cinco um

Episódio especial segue os passos de um mestre da ficção, um ano depois de sua morte. Disponível a partir de 12 de março.

#36 - Café com Ronaldo Correia de Brito

por Quatro cinco um

O dramaturgo e ficcionista Ronaldo Correia de Brito apresenta seu novo livro, A Arte de Torrar Café. Modernismo, arte popular, Gilberto Freyre, Ariano Suassuna, Manuel Bandeira, a medicina em tempos de Covid e o olhar sudestino sobre a cultura estão entre os temas da conversa.

#35 - Tom Zé, tropicalista no último

por Quatro cinco um

O artista baiano relembra sua extraordinária trajetória a partir de sua recém-lançada biografia, de autoria de Pietro Scaramuzzo. A vida e a sobrevivência na pandemia, a censura nos tempos da ditadura, os novos projetos e o bloco de carnaval em sua homenagem também estão entre os temas da conversa.

#34 - Impeachment, modo de usar

por Quatro cinco um

Rafael Mafei e Conrado Hübner Mendes, pesquisadores do Laut - Centro de Análise da Liberdade e do Autoritarismo, discutem os crimes de responsabilidade do presidente Jair Bolsonaro e as condições jurídicas e políticas para o avanço dos pedidos de impeachment.

#33 - A Bahia é o meu centro

por Quatro cinco um

Itamar Vieira Junior conversa com o apresentador e com a jornalista Paula Carvalho sobre o premiado romance Torto arado, religiosidade, antropologia, o trabalho como geógrafo do Incra, a Chapada Diamantina, o romance regional e suas preferências literárias. Participação especial: Josyara

#32 - Empanada com farofa

por Quatro cinco um

A chef Paola Carosella e Carlos Monteiro — autor do Guia Alimentar para a População Brasileira — conversam sobre comida de verdade e ultraprocessada, políticas públicas e gestos individuais para uma alimentação saudável, gostosa, afetiva e socialmente justa. Contém spoilers da ceia de Natal (e sobre o que eles guardam na geladeira).

#31 - Linda garota de Berlim

por Quatro cinco um

Um encontro com a poeta Angélica Freitas, que logo depois de lançar a coletânea Canções de Atormentar mudou-se para Berlim, para um ano de residência literária. Participação especial: Fabrício Corsaletti.

#30 - Prisões: navios negreiros

por Quatro cinco um

No Dia da Consciência Negra, as escritoras Preta Ferreira (Minha Carne: Diário de Uma Prisão) e Juliana Borges (Prisões: Espelhos de Nós) conversam sobre a questão carcerária no Brasil, problema tão antigo quanto grave, que atinge em cheio a população negra e se torna mais urgente com a Covid-19.

#29 - O país que mata mulheres

por Quatro cinco um

Branca Vianna, idealizadora do podcast Praia dos Ossos, e Patricia Melo, autora do romance Mulheres Empilhadas, falam sobre mais de 40 anos de feminicídios brasileiros: do caso Ângela Diniz, em 1976, à violência contra mulheres indígenas na Amazônia do século 21.

#28 - E agora, Drummond?

por Quatro cinco um

Nos 118 anos de nascimento de Carlos Drummond de Andrade (1902-87), uma conversa com o jornalista Humberto Werneck, editor sênior da Quatro Cinco Um, que está escrevendo uma nova biografia de nosso poeta maior. Participação especial de Ana Martins Marques e Ricardo Aleixo.

#27 - Na carpintaria de Emicida

por Quatro cinco um

Uma conversa com o músico e escritor Emicida, que lança livro infantil e interpreta Gepeto na capa da Quatro Cinco Um de outubro. Emicida fala sobre literatura, mentiras, mixtape, medos, coragem, política, infância, o caminhão da laranja e o dia em que mordeu um cachorro.

#26 - Amazônia 451

por Quatro cinco um

A antropóloga Aparecida Vilaça e o engenheiro florestal Tasso Azevedo, da rede MapBiomas, discutem as ameaças ao nosso maior bioma e à sua população, em especial indígena: Covid, garimpo, fogo e grilagem. As soluções em vista envolvem tecnologia, redes colaborativas e saberes tradicionais.

#25 - Caminhando com Leonardo Fróes

por Quatro cinco um

O ato de caminhar, restrito em tempos de pandemia, inspira poetas e pensadores desde a Antiguidade. Poeta da natureza e das trilhas e estradas, Leonardo Fróes fala sobre poesia, literatura, filosofia, macetes de tradução e sobre a vida que escolheu, retirado em um sítio no meio do mato. Participação especial: Arildo de Barros.

#24 - Casa-grande & quarto de empregada

por Quatro cinco um

A empregada doméstica está ao mesmo tempo no centro e nas margens da sociedade brasileira. Autoras de obras sobre empregadas, Anna Muylaert e Preta-Rara conversam sobre a presença das domésticas nas artes, no debate público e na história do país. Participação especial: Zezé Motta e Andréa Beltrão

#23 - Meio intelectual, meio de esquerda: 10 anos depois

por Quatro cinco um

Uma conversa sobre literatura, imprensa, roteiro, história e política com o escritor Antonio Prata, autor da antologia de crônicas Meio Intelectual, Meio de Esquerda, marco literário da geração que se criou no período da redemocratização no Brasil.

1 ano na sua orelha

por Quatro cinco um

Enquanto o próximo episódio do 451 MHz não chega, Paulo Werneck faz um convite aos ouvintes.

#22 - Ditadura e literatura

por Quatro cinco um

Em tempos de ascensão do autoritarismo, a literatura brasileira mostra interesse crescente pela ditadura militar (1964-85). Autor de romances e contos ambientados no Brasil dos anos 70, Bernardo Kucinski conversa com a historiadora e crítica Heloisa Starling sobre as representações literárias da tortura, da censura, do "desaparecimento" de pessoas e da repressão aos ideais democráticos.

#21 - Luiz Gama no campo de batalha

por Quatro cinco um

Não há como falar em pensamento brasileiro e antirracismo sem citar Luiz Gama. O professor e jurista Silvio Almeida e a professora de literatura Ligia Fonseca Ferreira, organizadora de novo livro de Gama, debatem a atualidade desse pioneiro dos direitos humanos que se libertou da escravidão e defendeu os desvalidos com as armas do direito e do jornalismo. Participação especial: Antônio Pitanga.

#20 - Jornalismo independente: a Pública e o Fluxo

por Quatro cinco um

Enquanto o noticiário pega fogo, o jornalismo nunca despertou tanto interesse e debate. Este episódio reúne criadores de projetos sem fins lucrativos que oxigenam a imprensa brasileira e inspiram a sustentação de iniciativas independentes. Natália Viana, da Agência Pública, e Bruno Torturra, do Fluxo, falam sobre política, fake news, ética e estética do jornalismo.

#19 - Ferrante, Starnone: as mentiras e os segredos dos escritores

por Quatro cinco um

Que mentiras Elena Ferrante nos conta? Que segredos Domenico Starnone nos esconde? A crítica Eliane Robert Moraes e o tradutor Maurício Santana Dias conversam sobre a genial escritora que levou a literatura italiana para as listas de mais vendidos e o hábil narrador dos impasses amorosos de nosso tempo. Participação especial: Antonio Fagundes

#18 - A morte (e a vida) segundo Manuel Bandeira

por Quatro cinco um

A tuberculose forçou Manuel Bandeira (1886-1968) a renunciar a escolhas e a levar uma "longa vida provisória" isolado em sanatórios e em seu quarto de doente, tendo a morte sempre à espreita. Autor do estudo Humildade, Paixão e Morte, o crítico Davi Arrigucci Jr. explica como Bandeira fez da poesia uma meditação filosófica e um aprendizado sobre a morte. Participação especial de Alice Sant'Anna.

#17 - A poeta e o tradutor

por Quatro cinco um

Uma porta de entrada para o universo de Elizabeth Bishop. A homenageada da Flip 2020 é apresentada por seu tradutor: o poeta Paulo Henriques Britto fala da vida e da obra da americana, da relação dela com o Brasil, dos desafios de traduzir poesia e das opiniões políticas dela, que apoiou o golpe de 64. Participação especial da poeta Angélica Freitas e da tradutora Flora Thomson-DeVeaux.

#16 - Bertolt Brecht Brasil

por Quatro cinco um

Uma conversa com o poeta e tradutor André Vallias, responsável pela mais completa edição de poemas de Bertolt Brecht no Brasil, e o crítico literário Kelvin Falcão Klein. Os dois falam sobre a movimentada trajetória de Brecht, sobre um certo “tropicalismo” de sua obra, sua relação com as vanguardas e com a arte popular e outros aspectos ligados à vida e à poética do autor alemão.

#15 - Amyr Klink em terra firme

por Quatro cinco um

Uma edição especial dedicada ao escritor Amyr Klink, que em 1984 cruzou o Atlântico num barco a remo. A aventura rendeu o clássico Cem dias entre céu e mar, recém-lançado em audiobook. Confinado em casa durante a crise do coronavírus de março de 2020, Klink falou sobre ansiedade a bordo e em terra firme, medo, superação, viagens, literatura, ambiente, sociedade, entre perrengues e anedotas.

#14 - Maníacos por papéis, Brasil autoritário

por Quatro cinco um

Uma conversa sobre a mania de acumular papéis com o colecionador Pedro Corrêa do Lago, a historiadora especializada em arquivos Silvana Goulart e a jornalista Mariana Delfini. Em seguida, os professores de direito Luciana Silva Reis e Rafael Mafei, do centro de pesquisas Laut, que inicia parceria de conteúdo com a Quatro Cinco Um, falam sobre a presença autoritária na história do Brasil.

#13 - Marighella, cidades

por Quatro cinco um

O apresentador conversa com Mário Magalhães, autor da biografia de Carlos Marighella, recém-adaptada para o cinema, e com a atriz Maria Marighella, neta do líder revolucionário, que atua no filme e trabalha na publicação dos escritos do avô. Em seguida, a ensaísta Bianca Tavolari fala sobre a seção que passa a editar na Quatro Cinco Um, sobre a história, a vida e o futuro das cidades.

#12 - Cinema, psicanálise, poesia, carnaval

por Quatro cinco um

O diretor de Bacurau Kleber Mendonça Filho e a psicanalista Maria Rita Kehl falam sobre cinema, psicanálise, cultura, crítica, Brasil e outros temas no primeiro bloco. Em seguida, o apresentador Paulo Werneck e o repórter Chico Felitti conversam com o poeta Ismar Tirelli Neto. Por fim, Rafael Freitas da Silva comenta sobre seu livro O Rio Antes do Rio, que inspirou o enredo da Portela em 2020.