A Trivialista

de Half Deaf

Um podcast sobre trivialidades históricas não triviais. Histórias que não mudaram o mundo, mas que até hoje são contadas. Esse é um podcast sobre pessoas reais e suas alegrias, sofrimentos, agências e resistências que atravessaram os séculos.

Episodios

#06 - História Digital: Narrativas africanas em threads do Twitter

por Half Deaf

No sexto episódio do A Trivialista, Debora Salvi recebe o publicitário Alê Santos que conta um pouco sobre seu trabalho com threads e narrativas africanas no Twitter. Conhecido como @Savagefiction, Alê possui mais de 80 mil seguidores e já escreveu para diversos meios de comunicação do país. Assim, nesse episódio conheceremos a história de Zacimba, da estrela descoberta pelos dogons e do Benedito Meia-Légua!

Nos sigam no twitter: @atrivialista, @deborista & @Savagefiction.

#05 - Horror e Hstória: os filmes “O Exorcista” e “A Bruxa” como fontes

por Half Deaf

No quinto episódio do A Trivialista, Debora Salvi recebe a historiadora Carolina Suriz e o historiador Diego Ravazzolo que contam um pouco sobre suas pesquisas que envolvem História e cinema.

Carolina analisa o clássico filme “O Exorcista” (direção de William Friedkin), enquanto que Diego trabalha com o recente “A Bruxa” (direção de Robert Eggers). Assim, discutiremos sobre terror, ciência, religião, audiência e pipoca!

TCC do Diego: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/189447.
Nos sigam no twitter: @atrivialista, @deborista & @bettefuma.

#04 - História negra, música branca: Merry Clayton e os anos 60 nos EUA

por Half Deaf

No quarto episódio do A Trivialista, Debora Salvi recebe a historiadora Thamirez Martins e o historiador Gabriel Truccolo que contam um pouco sobre o contexto histórico dos Estados Unidos na década de 60. Pensando a partir do estudo da trajetória e obra da cantora estadunidense Merry Clayton, discutiremos sobre o uso de músicas como fontes históricas. A artista de gospel e soul ficou conhecida, principalmente, por participar dos vocais de músicas como Gimme Shelter dos Rolling Stones e Southern Man do Neil Young.

TCC da Thamirez: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/188994.
Nos sigam no twitter: @atrivialista, @deborista, @the_last_splash & @ginguilt.

#03 - Infância, juventude e Segunda Guerra Mundial

por Half Deaf

No terceiro episódio do A Trivialista, Debora Salvi recebe a historiadora Franciele Becher que conta um pouco sobre o campo de história da infância e da juventude. Franciele, agora doutoranda em Ciências da Educação na Universidade Paris 8, utiliza como fonte de pesquisa dossiês de meninos e meninas internadas, durante a Segunda Guerra Mundial, em dois Centros de Observação de delinquentes em regiões parisienses. Assim, nesse episódio, discutiremos sobre o conceito de infância/juventude e conheceremos algumas histórias de menores em meio à guerra.

Dissertação de mestrado da Franciele: http://hdl.handle.net/10183/67259.
Nos sigam no twitter: @atrivialista, @deborista & @fran_becher.

#02 - Bruxas no Império Romano e escritoras na Idade Média

por Half Deaf

No segundo episódio do A Trivialista, Debora Salvi recebe as historiadoras Sarah Tolfo e Carolina Niedermeier que contam um pouco sobre suas pesquisas: bruxas no Império Romano e escritoras na Idade Média. Essa discussão, além de apresentar causos interessantes que envolvem as temáticas citadas, também traz à tona o debate sobre a importância dos estudos de gênero e as rupturas e as continuidades na História.

Artigo da Sarah: http://seer.unipampa.edu.br/index.php/Aletheia/article/view/23024.
Dissertação da Carolina: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/197084.
Nos sigam no twitter: @atrivialista, @deborista, @polsosarah & @carolniederm!

#01 - Eu, nós e Luísa Felpuda: O Crime da “Casa Gay”

por Half Deaf

No primeiro episódio do A Trivialista, Debora Salvi recebe o historiador Tiago Medeiros que conta um pouco sobre o assassinato de Luísa Felpuda, conhecido homossexual na cidade de Porto Alegre e dona de um hotel de encontro para homossexuais. O caso ocorreu em abril de 1980 e ocupou diversas páginas de jornais do período, assim objetivo principal do Tiago com sua pesquisa foi analisar o discurso de três jornais sobre as práticas e os sujeitos desviantes envolvidos no crime. TCC do Tiago: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/181434. Nossos twitters: @atrivialista, @deborista & @oitiagoi!

Conheça - A Trivialista

por Half Deaf

Um podcast sobre trivialidades históricas não triviais. Histórias que não mudaram o mundo, mas que até hoje são contadas. Esse é um podcast sobre pessoas reais e suas alegrias, sofrimentos, agências e resistências que atravessaram os séculos.